Conheça a grife francesa que é sinônimo de reuso

Por Gilberto Junior comentário(s)

Maroussia Rebecq nasceu em Bordeaux, no sul da França. Mas foi em Paris que fez seu nome com a criação da marca Andrea Crews, em 2002. “Criei a grife assim que terminei os meus estudos na escola Beaux Arts“, conta a designer, via email, com exclusividade para o Greenvana Style.

“Eu adoro a moda. Mas, talvez, de uma maneira mais artística do que apenas para ser vestida. Gosto do poder da moda, do que ela significa e de como pode ser usada para forçar os limites e questionar as normas”, revela Maroussia.

O pulo do gato da etiqueta, no entanto, foi ter escolhido trabalhar apenas com materiais “verdes”. Entre os prediletos estão roupas de segunda mão, acessórios vintages e alguns itens vindos do mercado africano.

 

“Desde o começo, a sustentabilidade foi o ponto de partida do meu trabalho. Fazer moda com roupas que ninguém queria, dando uma segunda oportunidade a elas. Vintage e roupas de segunda mão foram sempre uma obsessão. Também pensei no desenvolvimento sustentável. Acredito que esta é uma questão realmente importante“, comenta.

Mas não vá pensando que a moda eco é algo fácil. Segundo Maroussia, é uma tarefa complicada e cheia de dificuldades. “É difícil encontrar bons tecidos sustentáveis ou material de qualidade em geral. Estamos fazendo há muito tempo e só agora aprendemos a verificar uma boa matéria-prima. Temos a sorte de trabalhar, principalmente, com os amigos e pessoas talentosas. O mesmo digo de nossos fornecedores”, revela a designer.

Outro ponto negativo, de acordo com a francesa, é que as pessoas ainda não estão tão abertas à moda ecologicamente correta. “É preciso mudar a mentalidade de muita gente. Muitas vezes, a moda eco é vista como algo antiquado e triste. Mas nós fazemos o contrário: misturamos cores berrantes! Estamos nos divertindo”, encerra.

NOTA DA REDAÇÃO: Clique aqui para assistir a entrevista que Paula Rita Saady, stylist brasileira radicada em Paris, gravou recentemente na loja de Andrea Crews.

 

Posts relacionados