Fazendas urbanas verticais garantem moradia e alimentação

Por Mariana Montenegro comentário(s)

Projetos arquitetônicos buscam solucionar problemas urbanos e criar um menor impacto ambiental. É aí que entra a importância da funcionalidade das obras, que não deixam de lado o design contemporâneo ou até futurístico. Como se sabe, garantir a alimentação das gerações futuras é uma questão mundial delicada devido à previsão de escassez. Há ainda o impacto do transporte necessário às importações e exportações, que deixa  altíssima pegada de carbono.

Para minimizar esses pontos, o arquiteto indiano Vikas Pawar criou duas torres conjuntas sustentáveis que funcionarão como fazendas verticais no meio da cidade. Isso mesmo, elas vão fornecer alimento e abrigo à população de cidades no norte da Índia.

 

O arranha-céu foi projetado para utilizar um avançado sistema hidropônico de cultivo, incorporando tecnologias sustentáveis como turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos para captação da energia solar. Batizadas de “Eco Skyscrapers”, as torres também vão incorporar um sistema que capta umidade do ar e a transforma em água potável.

O que se espera é que projetos como os de Pawar sejam uma realidade no futuro bem próximo.

Posts relacionados