Faça você mesmo: 1001 ideias de reuso para PET

Por Gilberto Junior comentário(s)

Garrafas PET são um problema para o meio ambiente, já que levam milhões de anos para se degradarem. Além da reciclagem, uma boa saída para este material é a utilização do plástico para objetos criativos.

É possível, por exemplo, criar um porta-revista com a embalagem. Mas como? Você só vai precisar de algumas garrafas, tesoura, lixa fina, vara plana de metal, parafusos e cola. Depois de reunir os materiais, lave bem as garrafas PET (você não vai querer que suas publicações fique manchadas de refrigerante, né?) e corte os bicos. A próxima etapa é colocar cola na base e parafusá-las à vara de metal. Quando estiverem firmes, basta parafusar o porta-revistas na parede.

Mas se tratando de reciclagem de garrafas, a criatividade não tem limite. É possível, veja só, criar também um porta-lápis. Você só vai precisar de uma garrafa de tamanho médio — para que seu trabalho não fique bruto –, tesoura e fita isolante. Em seguida, corte o frasco ao meio e passe a fita isolante na borda para dar o acabamento. E está pronto! Quer mais uma boa ideia? Um vaso de flores segue o mesmo princípio do porta-lápis. Mas aqui a garrafa precisa ser maior, já que um arranjo de flores merece mais atenção do que lápis.

Tem até dica para uma noite romântica. Você pode jantar a luz com castiçal reciclado. Material: garrafa PET, tesoura ou estilete e fita isolante ou elástico. Modo de preparo: corte a PET, com muito cuidado, bem perto da base, e, para dar um toque a mais, arremate com fita isolante ou elástico.

Mais uma alternativa é criar um porta-guardanapo, que só leva tiras de pet e ganchos de metal. Legal é prendê-los enviesados para dar um encaixe assimétrico. Só cuidado para não ficar muito pequeno, pois daí os guardanapos ficariam amassados. Para que as bordas  não machuquem (sabe como fica plástico recortado, né?), vale acender o isqueiro e queimá-las.

Após reaproveitar o corpo da garrafa, é hora de olhar para a tampa, muitas vezes ignorada, para desenvolver um “fecha saco”. Corte a parte rosqueada do gargalo da garrafa, empurre a sacola plástica para cima pelo orifício removido, dobre a bolsa para baixo ao longo do pescoço e torça a tampa. O saco fica selado e não entra ar ou água.

Tudo bem que as garrafas PET são os vilões do meio ambiente. Mas com essas ideias de reaproveitamento, o planeta até sente-se agradecido.

NOTA DA REDAÇÃO: Se você tem dicas de objetos que podem ser feitos com estas embalagens, mande para gente!

Posts relacionados