Ensine seu filho a começar a reciclagem em casa

Por Mariana Montenegro comentário(s)

Que tal ensinar seus filhos sobre a importância da reciclagem para nosso planeta? É sempre bom trazer a informação para dentro de casa desde cedo e envolver as crianças no processo. Comece com um passo de cada vez.

Primeiro é importante explicar do que se trata o assunto e criar um centro de reciclagem dentro de casa. Tudo de forma dinâmica para que seus filhos associem a reciclagem em casa a algo bom e divertido.

Procure explicar o conceito utilizando brincadeiras e jogos. Outra boa maneira de ajudar as crianças a entender como funciona a reciclagem é com livros sobre o tema, com desenhos e histórias .

Você também pode criar suas próprias histórias. É uma ótima forma de trabalhar sua imaginação. Explique às crianças que os seus esforços podem salvar árvores, limpar rios e economizar energia e outros recursos. Mostre produtos de casa que podem ser reciclados ou que tenham sido fabricados com material reciclado, incluindo roupas, computadores e brinquedos.

Procure conhecer a coleta de recicláveis de seu bairro. Se há coleta diferenciada, estimule seus filhos a separar o lixo orgânico dos demais.

Se possível, leve-os para conhecer uma usina de reciclagem para que vejam o que realmente acontece com o lixo que é separado em casa. Crie  com eles uma lista do que pode e não pode ser reciclado e deixe à vista para não ser esquecido.

É interessante também comprar lixeiras coloridas para separar vidros, metais e plásticos para que fique sempre tudo bem organizado e de forma que seus filhos entendam.

Se eles ainda não sabem ler, por exemplo, tire fotos ou imprima desenhos dos tipos de lixo que devem ser depositados em cada uma das lixeiras. Pergunte o que pode ser jogado no lixo azul (papel) e nos outros.

Escolha um local para ser o centro de reciclagem em casa, onde será feita a separação nas lixeiras coloridas. Pode ser na garagem, na lavanderia… Onde achar mais apropriado. Certifique-se de que se trata de um local acessível a todos os membros da família para incentivar seus filhos a depositarem ali seus próprios itens.

Sempre procure mostrar o tipo de trabalho que deve ser feito em prol da preservação do meio ambiente e como essas tarefas de separação e reciclagem de lixo ajudam. Cada um fazer a sua parte ajuda muito.

Posts relacionados