Competição combate pesticidas usados no algodão

Por Greenstyle comentário(s)

Sabe aquela blusa de algodão que você ama e acha super confortável? Então, ela pode ser o produto mais ambientalmente tóxico que você possui. De acordo com um estudo realizado pelo IISD (Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), para confeccionar uma camiseta de 250 gramas, na China, utiliza-se, em média, 160 gramas de agrotóxicos. Uma pesquisa do Departamento Agrícola dos Estados Unidos revela que cerca de um terço dos pesticidas e fertilizantes produzidos no mundo são pulverizados sobre o algodão. E, em decorrência disso, mais de um milhão de agricultores morrem intoxicados por ano.

Foi pensando em maneiras de continuar produzindo roupas bonitas e confortáveis sem prejudicar o meio ambiente e os trabalhadores que o EcoChic Design Award foi criado. A competição, que aconteceu este ano em Hong Kong, é realizada desde 2008 e já passou por Xangai, Cingapura, Jacarta e Genebra. A responsável por esse evento é a  Redress, uma empresa que tem como missão mudar a visão ambientalista e social da indústria da moda a partir de organização de desfiles, exposições, concursos e seminários. Os doze competidores ganharam o mesmo tecido, que seria destinado ao lixo de Shenzhen, e tinham que criar peças usando pelo menos 90% do material.

Em maio, os seis finalistas desfilaram suas coleções de cinco peças no W Hong Kong. A grande vencedora na opinião dos jurados foi Janko Lam Chun Kuk, que se inspirou no ciclo das árvores. Como prêmio, ela ganhou a chance de trabalhar em uma coleção, feita de tecidos reciclados, para ser vendida na Espirit de Hong Kong, além de um mês de estágio no escritório de Londres da estilista sustentável Orsola de Castro, que era uma das juradas e é a curadora do salão de moda ética da London Fashion Week, a Estethica.Mas Janko não foi a única vencedora, havia também uma votação online que fez com que Ferrando Chan Kwan Ki saisse também vitorioso. Ele ganhou uma viagem para Bali para visitar o escritório do joaleiro sustentável John Hardy.

Esse tipo de ação é importante para influenciar e conscientizar os jovens e futuros profissionais dos efeitos negativos da indústria e da necessidade de minimizá-los.

Posts relacionados