Aprenda a fazer sua própria horta vertical

Por Gilberto Junior comentário(s)

Uma ideia simples é capaz de acabar com grandes problemas. Uma solução do arquiteto Marcelo Rosenbaum no quadro “Lar Doce Lar”, do programa “Caldeirão do Huck”, na Rede Globo, foi parar nas páginas do prestigiado portal eco Tree Hugger. Rosenbaum colocou garrafas PET, uma das vilãs dos tempos atuais, para sustentar uma horta vertical.

Como em todas as boas iniciativas, não demorou para o arquiteto receber uma enxurrada de mensagens via redes sociais pedindo o “caminho das pedras” para executar o projeto em casa, no melhor estilo faça você mesmo.

Rosenbaum atendeu às solicitações e fez um passo a passo em seu blog, que reproduzimos aqui. Fica mais fácil a horta ser um sucesso se você investir em vegetais de pequeno porte, temperos e ervas medicinais.

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

- garrafa PET de 2 litros vazia e limpa
- tesoura
- corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET
- terra
- muda de planta

Agora, é hora de colocar a mão na massa:

Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.

“Para fixar as garrafas, deve-se fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo para água da rega escoar. Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro. Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro”, explicou o arquiteto em seu blog.

Para sanar a grande dúvida do público, que ficou preocupado se as garrafas não escorregariam pelo barbante, Rosenbaum preparou dois desenhos bem explicativos. Veja a seguir:

Após realizar todas as etapas apresentadas, basta esticar e fixar a corda na parede. Você decide o estilo que quiser empregar.

Posts relacionados