Stella McCartney: a diva green

Por Mariana Bomfim comentário(s)

Stella McCartney é uma estilista realmente engajada nas questões ambientais. A green celebrity mostra que é possível reduzir os danos à natureza de diversas formas.

Stella é vegetariana, não utiliza couros e peles em suas coleções, usa corante de baixo impacto ambiental, preocupa-se com as condições dos trabalhadores e prefere não produzir em países famosos por desrespeitá-los.

Você acha que isso é tudo? Sua loja inaugurada em Milão, é uma loja “verde”. Além de seus produtos, o estabelecimento utiliza recursos que minimizam o impacto ao meio ambiente, ganhando o certificado do selo LEED, que comprova e certifica que projetos sejam realmente sustentáveis, poupando energia, água e reduzindo as emissões de CO2.

Nascida em Lambeth, Londres, Stella é filha do ex-Beatle Paul McCartney e da fotógrafa Linda Eastman. Aos 15 anos, começou a trabalhar com o estilista Christian Lacroix, que estava lançando sua primeira coleção de alta costura. Cursou moda no Central St Martins College of Art & Design, em Londres. E no seu desfile de formatura Naomi Campbell e Kate Moss modelaram com suas peças, sendo noticiado no mundo todo.

Daí pra frente, Stella só comprovou que nasceu para a moda. Ela lançou sua própria marca no mercado. Depois trabalhou na Chloé como substituta do estilista Karl Lagerfel e lançou pela Gucci a grife Stella McCartney no segmento moda de luxo.

Sua grife possui 13 lojas independentes, localizadas em Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Hong Kong, Paris, Milão, e outros, além de cerca de 600 clientes por atacado nas principais cidades do mundo.

Stella confeccinou seu próprio vestido de casamento em 2000. Mas ela não foi a única a subir no altar com um Stella McCartney. A estrela pop Madonna também usou um. No mesmo ano, Stella ganhou o prêmio “VH1/Vogue Designer of the Year”.

Em janeiro de 2007, lançou uma linha de cuidados chamada Care. A linha 100% orgânica inclui sete produtos, desde leite de limpeza feitos com erva-cidreira e damasco ao chá verde e água de flor de tília floral.

Seu projeto, hoje, são os uniformes para as olimpíadas de 2012, que acontecerá em Londres. Ela foi escolhida pela Adidas para desenhar os uniformes dos atletas ingleses olímpicos e paraolímpicos.

Nos uniformes, virão textos que lembram seu apoio ao grupo PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), como por exemplo a frase “apropriado para vegetarianos desportivos”. Os atletas ingleses poderão competir glamurosos usando Stella McCartney, que não é só um nome no mundo da moda, mas um exemplo.

Para mais informações sobre o trabalho de Stella, dê um pulinho no site da estilista.

Posts relacionados