Exposição Rio São Francisco Navegado pelo estilista Ronaldo Fraga

Por Manuela Menezes comentário(s)

O estilista mineiro Ronaldo Fraga está realizando uma exposição itinerante para homenagear o Rio São Francisco.

O objetivo do estilista é resgatar a cultura e a alma das cidades ribeirinhas por meio de tecidos, música e poesia. A mostra estará em Belo Horizonte até o dia 19/12. Em 2011, passará por outras 16 cidades (entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife).

Segundo o site Planeta Sustentável, Ronaldo conheceu o Velho Chico pelas histórias que o pai contava. “Eu cresci muito apaixonado por aquele universo”, diz o estilista. Ronaldo conheceu o São Francisco, de fato, em 2008. No mesmo ano, o estilista surpreendeu o mundo da moda com um desfile dedicado ao rio.

Todas as vezes que tinha uma oportunidade, o estilista voltava lá. “Achava que deveria fazer outra coisa sobre ele, mas não outro desfile”, conta. Foi daí que surgiu a ideia de produzir uma exposição sobre o Velho Chico.

Os visitantes da exposição Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga navegam “pelas águas” como se estivessem num convés do Vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913. Em 10 ambientes, observam as diversas faces do rio em vídeos, roupas e instalações interativas. A mostra passa pelas lendas, religiosidade, cheiro, sabores, cantos e costumes das cidades ribeirinhas.

Como nos desfiles do estilista, a exposição também é marcada pela música. O trecho do poema “Águas e Marcas do Rio São Francisco”, de Carlos Drummond de Andrade, é declamado na voz de Maria Bethânia em meio às canções que falam sobre o rio. A exposição está imperdível, vale a pena conferir.

O que: exposição Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga
Onde: Belo Horizonte (MG).
Quando: até o dia 19 de dezembro, na Galeria Alberto da Veiga Guignard – Palácio das Artes. Terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 16h às 21h.

Entrada gratuita

Posts relacionados